- Arte: Núcleo de Publicidade da Alece
A exposição “Alece 190 anos: a Casa do Povo”, realizada pelo Memorial Deputado Pontes Neto (Malce), será aberta na próxima terça-feira (17/06), às 9 horas.
O ato solene será realizado no espaço de exposição do prédio sede da Casa, localizado próximo da portaria principal (avenida Desembargado Moreira).
A iniciativa vai apresentar a história do Poder Legislativo estadual sob diversas perspectivas, tanto a institucional, como a da sociedade, contemplando suas discussões, seus anseios e necessidades.
A proposta é uma descrição entrelaçando os agentes envolvidos, evidenciando a capacidade da Alece de atender às demandas que chegam aos representantes da sociedade cearense, possibilitando a discussão dos principais problemas e buscando contribuir para as melhores soluções.
Sociedade como protagonista
O coordenador do Malce, Paulo Roberto Nunes, salienta que serão apresentados momentos desde a época do Império, em que se instalou a Assembleia Provincial, até os dias de hoje.
"A exposição traz uma abordagem em que a sociedade cearense é protagonista. Vamos expor fatos históricos, marcantes da Assembleia Legislativa em que ela, enquanto representante do povo cearense, agiu", explica.
Entre estes momentos de ação, o coordenador aponta fatos relacionados à abolição da escravatura no Ceará, onde o Poder Legislativo não só apoiou, como também estimulou e defendeu os que protagonizaram “a iniciativa tão marcante pra nossa história do Ceará e do Brasil”, destacou.
Também serão apresentadas manifestações em defesa do meio ambiente desenvolvidas na Alece mais recentemente. "A Assembleia Legislativa continua sendo protagonista no tratamento destas questões. Não só no nosso estado, obviamente, como também no nosso país", avalia Paulo Roberto Nunes.
A exposição, segundo o coordenador, aborda o vínculo entre as manifestações populares o trabalho e a entrega dos deputados, com a colaboração dos servidores da Alece. “Serão apresentadas homenagens aos servidores”, comentou.
Resgate da história
O curador da mostra, Miguel dos Santos, informa que a efeméride que marca os 190 anos Alece deve ser entendida como um momento especial para a Casa Legislativa, por isso, veio a iniciativa de mostrar como um resgate historiográfico dos momentos mais relevantes do Legislativo estadual.
"A Assembleia é construída pelos deputados, pelos servidores e, sobretudo, pela população, pelo cidadão. Assim, a gente tentou trazer as diversas camadas de como a Alece foi construída, trazendo a história política e fatos históricos já conhecidos. Além disso, a mostra traz visibilidade pra outras personalidades que ainda não eram tão conhecidas e também enfatizando que a Casa do Povo é aberta para toda a sociedade" salienta o curador.
A exposição, de acordo com Miguel, também estará apresentando momentos do cotidiano do Legislativo, como audiências públicas, que integram a construção de decisões influenciadoras de políticas de Estado.
Para tanto, o trabalho, disse o curador, envolveu pesquisas realizadas pelos especialistas do Memorial em acervos do próprio Malce e em outros equipamentos históricos do estado do Ceará.
A mostra, que foi construída com diversas parcerias, como a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade Estadual do Ceará (Uece), disponibilizará peças táteis, em alguns elementos expográficos, e textos em braille para acessibilidade de pessoas com deficiência visual.
Dentre os elementos que compõem o cenário da mostra, serão apresentadas peças que fazem parte do acervo do Museu do Ceará, do Instituto do Ceará e do próprio Malce, além de reprodução de obras raras da Biblioteca do Estado do Ceará.
Visitas guiadas
Após a abertura, serão iniciadas visitas guiadas pela exposição, conduzidas pelos mediadores do Malce. "As visitas individuais não precisam ser marcadas desde que sejam nos horários de 8h às 16h30. Se for em grupos, o nosso setor educativo fará o agendamento", esclareceu.
Instituições de ensino poderão receber transporte gratuito para até 45 alunos e coordenadores. É necessário marcar a visita através dos telefones (85) 3277-3700 e 3277-3727, ou whatsapp 9878-03142.
Serviço
Exposição “Alece 190 anos: a Casa do Povo”
Abertura: 17 de junho de 2025, às 9h
Em cartaz de 17 de junho a 17 de agosto de 2025
Local: Espaço Expositivo do prédio sede da Alece, próximo à portaria da avenida Desembargador Moreira
Edição: Samaisa dos AnjosNúcleo de Comunicação Interna da Alece
E-mail:
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/